Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

feel the pages

uma fangirl obsessiva compulsiva opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção

sobre o blog

uma fangirl obsessiva compulsiva decidiu fazer um blog onde opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção, alguns já existentes em portugal, alguns ainda em tradução e outros sem lançamento previsto nesta miniatura de país.

remember. (QUASE) TODAS AS REVISÕES TÊM SPOILERS, POR ISSO BE AWARE!

Organização de Prateleiras

Tirar e voltar a por livros no lugar pode ser a melhora terapia para acalmar os nervos. Só que o que os pode complicar ainda mais é a maneira de o fazer. Das mil e uma maneiras de organização, deixo-vos algumas sugestões para terem as vossas prateleiras lindas e eficientemente arranjadas.

 

FAVORITOS

Podem colocar-se os livros (ou séries) que mais se gosta ao pé uns dos outros (de preferência o mais perto do alcance). Para o método de apenas livros e não séries, pode tornar a estante confusa, porque ter partes integrantes de um únic universo aqui e ali não dá com nada e faz perder imenso tempo quando se procura algum. O melhor é fazer uma selecção de trilogias e séries e outra de stand-alones.

 

GÉNEROS

Pessoalmente, é a técnica que mais gosto e é também aquela que uso, mas a prática pode resultar mal se não for bem estruturada. O ideal será fazer o menor número possível de categorias, por exemplo: Contemporâneo, Clássicos e Fantasia. Quando as subdivisões se intercruzam, o melhor caminho a seguir é ir por o número de volumes de cada um e integrar o que tem menos no maior.

 

NOMES DE AUTORES

Não acredito que alguém faça isto a não ser as livrarias, porque é muito ambicioso querer lembrar-se do nome de todos os autores cujos livros se tem.

 

NOMES DOS LIVROS

Outra técnica com a qual me dei muito bem e usei durante muitos anos e que tem a vantagem de não ter o stress de por aqui porque é mais adequado ou ali porque se insere naquela categoria. Mas quando se tratam de séries, não vão andar a dividir os livros pela estante, não é verdade? Então, considera-se o nome do primeiro livro e põe-se à frente o resto dos livros.

 

CORES

É bonito não é? Pois é, e funcional, será? Para mim não seria, que tenho uma memória de peixe e andar à procura de um livro só por cor das lombadas...

 

 

 

 

Também vale a pena falar da apresentação das prateleiras. Devemos limitar-nos a por os livros verticalmente ou inovar? Em baixo ficam algumas imagens ilustrativas para que possam escolher aquilo que mais se adapta às vossas necessidades e gostos.

 

VERTICAL E HORIZONTAL


APROVEITAMENTO DE ESPAÇO

 

PARA CAPAS MARAVILHOSAS