Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

feel the pages

uma fangirl obsessiva compulsiva opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção

sobre o blog

uma fangirl obsessiva compulsiva decidiu fazer um blog onde opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção, alguns já existentes em portugal, alguns ainda em tradução e outros sem lançamento previsto nesta miniatura de país.

remember. (QUASE) TODAS AS REVISÕES TÊM SPOILERS, POR ISSO BE AWARE!

Opinião sobre Livros e Sistemas de Classificação

Desta vez decidi juntar uma TAG (original aqui) com algo que já há muito tempo que queria falar aqui no blog, mas que não era suficiente para fazer um post só sobre isso. Então, o que eu vou falar hoje é sobre as minhas opiniões sobre os livros que leio e como reflicto sobre os mesmos e os classifico. Comecemos então pela TAG:

 

1) Opiniões negativas de outros sobre um determinado livro já te fizeram desistir de comprá-lo e/ou lê-lo?

Já. Agora assim de repente não me lembro de quais, mas se por acaso estou muito entusiasmada com um livro e ao ler a sinopse fico com algumas dúvidas, tento sempre ler algumas revisões antes (correndo o risco de me spoilar) de me aventurar, e se eu souber que os meus gostos são muito semelhantes ao da outra pessoa, ou a crítica negativa estiver muito bem construída, desisto da leitura. É claro que, se eu eu quiser mesmo, mesmo ler, vou fazê-lo, mas com uma TBR tão grande, faço sempre alguma pesquisa antes de perder tempo.


2) Mesmo quando discordas da opinião negativa de alguém, costumas levar essas opiniões em consideração e repensar determinados aspectos de um livro do qual gostas? Ou, simplesmente descartas a opinião negativa de terceiros?

Vou assumir que o Crepúsculo é um destes livros que supostamente me poderia levar a ser influenciada. Na altura, não fiquei nem aí para o que os outros diziam, e acreditem que mandaram muitas bocas à minha pessoa, mas amor é amor. Agora, mesmo continuando a adorá-lo, sei ver que alguns dos seus aspectos não são propriamente a melhor coisa da vida, mas isto deve-se á minha experiência como leitora e ao número de livros bem melhores que já li depois disso, não com o que os outros pensam.


3) Se tens um blog ou um canal no Youtube, qual é a tua política pessoal sobre livros que leste e dos quais não gostaste? Deixas de falar sobre esses livros? Ou, falas, mas medes as palavras ao criticá-los negativamente?

Como se pode perceber, eu não faço muitas criticas negativas neste blog, porque prefiro não perder o meu tempo a escrever um post sobre algo que não gostei. Ainda assim, faço algumas opiniões negativas quando o livro é muito falado ou muito popular entre a comunidade leitora e depois não atinge as minhas expectativas. *cough Lux cough*

 

 




Passando agora à minha classificação. Gosto bastante do método estrelado, porque é de fácil interpretação e e tem-se logo uma noção clara e sem spoilers do que é o livro. Na barra lateral podem ver o meu sistema de classificação significa para mim e como eu me rejo na classificação, mas gostava de explicar um pouquinho mais de cada uma das alíneas:

✯ não gostei
Não há muita margem para dúvidas com esta estrelinha, qualquer que seja o que as outras signifiquem para o classificador. É mau, muito mau, terrível, não consegui aguentar aquilo de tão horrível que foi. DO NOT RECOMEND

✯✯ leu-se
Não foi das piores coisas que já li, mas não atingiu as expectativas mínimas que eu tinha. Foram mais as vezes em que me lembro de nºao gostar do que estava a ler do que as contrárias.

✯✯✯ gostei
Foi um bom livro. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam quando vêem 3 estrelas (que é uma coisa que nem é cozida nem assada), esta classificação para mim já é suficiente para me fazer ficar com a pulga atrás da orelha. Normalmente é a que eu dou a cada primeiro livro de uma série quando me entretem e me contenta com a sua leitura. No caso de no primeiro livro ter dado uma classificação maior, significa que os restantes me desiludiram um bocadinho (e isto acontece em todas as classificações inferiores dos restantes livros de uma série)

✯✯✯✯ gostei muito
Esta é a classificação que eu dou àqueles livros que me surpreendem e que me prenderam bastante a atenção, mas que tem aqui e ali falhas (quer na história ou na escrita).

✯✯✯✯✯ adorei
Foi completamente fantástico, fez-me deixar tudo para trás, esquecer que tinha vida sequer, só para conseguir acabar de ler. Não podia ter sido melhor. FEELS EVERYWHERE


E foi isto, qual é a vossa opinião sobre como classificam as vossas opinões?