Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

feel the pages

uma fangirl obsessiva compulsiva opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção

sobre o blog

uma fangirl obsessiva compulsiva decidiu fazer um blog onde opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção, alguns já existentes em portugal, alguns ainda em tradução e outros sem lançamento previsto nesta miniatura de país.

remember. (QUASE) TODAS AS REVISÕES TÊM SPOILERS, POR ISSO BE AWARE!

DIY - Capa de Tecido

Eu sei que ainda há poucos dias publiquei aqui um projecto de bricolage, mas entretanto deparei-me com este e achei que o inicio de Dezembro devia começar já com uma ideia que possa servir de presente, e portanto é melhor começar já a trabalhar nisso. O que vos trago hoje é uma trend que vejo muito nas minhas viagens de comboio, parece que anda tudo com medo de ser julgado pelos títulos dos livros que lêem (sim, eu sou cusca, quero ver que livro estão a ler).

Portanto vamos começar! Vou dar duas ideias de funcionalidade, por isso certifiquem-se que vêem o post até ao fim.

044_tt.jpg fonte: 33stiches

 




Materiais:

  • Tecido Externo 
  • Tecido Interno (podem usar o mesmo tecido)
  • Papel (castanho)
  • Lápis
  • Régua
  • Decorações (rendas, botões, etc) - opcional
  • Máquina de costura (ou se se quiserem aventurar a coser à mão, linha de uma cor que combine com o padrão do vosso tecido e agulha)

 

Instruções:

 1. Cortar um pedaço de papel maior do que o seu livro, tanto em altura e como em largura sábio.

2. Estender o papel por baixo do livro.

022_t.jpg

 
 

008_t.jpg

 3. Enrolar o papel à volta do livro, vincar e marcar os limites com um lápis.  4. Agora vão adicionar a costura e aba interior. Adicionem 1 cm na parte superior e inferior e 3 cm a cada lado. Usem a régua para fazer demarcar as linhas direitas! Depois, usando o padrão do papel, cortem esse padrão nos tecidos exterior e interior que escolheram. seu padrão, cortar um fora de seu tecido exterior.
 

012_t.jpg

 

016_t.jpg

 

 5. E agora, a parte divertida! Aqui é onde podem fazer algo realmente criativo, ou simplesmente fazer algo simples. Decorem com fitinhas e apetrechos, as possibilidades são praticamente infinitas.  6. Cosam todas as vossas decorações.
 

026_t.jpg

 

030_t.jpg

 7. Com os lados interno e externo juntos, costurem em volta da capa, mas certifiquem-se e deixar uma abertura grande o suficiente para o poderem virar do avesso (que é o lado certo). O meu conselho é que deixem esta abertura na parte que depois vai ser dobrada para dentro e fazer de uma das abas (que como fica na parte de dentro, não se nota tanto)  8. Tendo a parte de fora do avesso, peguem numa tesoura e certifiquem-se que as os cantos estão em ângulo recto (mas não rompam nada!).
 

032_t.jpg

 

034_t.jpg

 9. Uma vez que a capa está direitinha e estendida, com especial atenção para a parte que deixaram aberta, que é dobrado agradável e até mesmo com o resto da capa. Agora peguem no livro e centralizem-nos, dobrando as abas internas para que fiquem a igual distância.  10. Tendo tudo no lugar, cosam tudo o mais perto possível da costura anteriormente feita.
 

036_t.jpg

 

043_t.jpg

 

 E voilá! Aí têm a vossa capinha de livros. Mas, a meu ver, falta-lhe qualquer coisinha, porque se é para guardar, é para guardar, e assim parece muito à bambalhona. Que tal termos esta capinha sempre a fechar o nosso livro, mantendo-o protegido em todos os momentos? Então vamos ver como fazer (fonte: hopes and seams):

recently-updated1.jpg

Quando estiverem a coser, podem adicionar de um lado um botão e do outro um elástico dobrado, para que depois se consiga fechar o livro. Podem ainda adicionar uma fitinha que servirá que marcador e assim não têm de andar preocupadas com perder os vossos marcadores preferidos.