Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

feel the pages

uma fangirl obsessiva compulsiva opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção

sobre o blog

uma fangirl obsessiva compulsiva decidiu fazer um blog onde opina e partilha a sua experiência sobre livros de ficção, alguns já existentes em portugal, alguns ainda em tradução e outros sem lançamento previsto nesta miniatura de país.

remember. (QUASE) TODAS AS REVISÕES TÊM SPOILERS, POR ISSO BE AWARE!

Crazy Rich Asians

 

Autora: Kevin Kwan

Sem Lançamento em Portugal aquando da Revisão

 

Sinopse

Crazy Rich Asians is the outrageously funny debut novel about three super-rich, pedigreed Chinese families and the gossip, backbiting, and scheming that occurs when the heir to one of the most massive fortunes in Asia brings home his ABC (American-born Chinese) girlfriend to the wedding of the season.
When Rachel Chu agrees to spend the summer in Singapore with her boyfriend, Nicholas Young, she envisions a humble family home, long drives to explore the island, and quality time with the man she might one day marry. What she doesn't know is that Nick's family home happens to look like a palace, that she'll ride in more private planes than cars, and that with one of Asia's most eligible bachelors on her arm, Rachel might as well have a target on her back. Initiated into a world of dynastic splendor beyond imagination, Rachel meets Astrid, the It Girl of Singapore society; Eddie, whose family practically lives in the pages of the Hong Kong socialite magazines; and Eleanor, Nick's formidable mother, a woman who has very strong feelings about who her son should--and should not--marry. Uproarious, addictive, and filled with jaw-dropping opulence, Crazy Rich Asians is an insider's look at the Asian JetSet; a perfect depiction of the clash between old money and new money; between Overseas Chinese and Mainland Chinese; and a fabulous novel about what it means to be young, in love, and gloriously, crazily rich.
.

 

Opinião

Este livro conseguiu a proeza de me fazer sair de uma semi-ressaca literária. Só por isso, já valia muito, mas o facto de ser bom é ainda melhor. O que me apraz dizer é que é uma espécie de Keeping Up With The Kardashians da Ásia, mas infinitamente melhor e com muito mais dinheiro envolvido.

 



Não sei como, mas tinha a ideia que isto era YA. Na verdade, já conheço este livro há muito tempo e já me tinha esquecido do que envolvia. Fiquei surpreendida por ser um livro de ficção adulta, mas não foi isso que me impediu de amar esta história.

Não é, sem sombra de dúvidas, o melhor livro que eu já li na vida, mas a premissa também não era nada de profundo. É um chick-lit com muito humor que fala de gente imensamente rica. Tenho a dizer que o número de marcas e referências a coisas que eu nunca vi na vida (porque não sou bilionária) às vezes já chateia, no entanto torna a história muito mais verosímil, especialmente porque tem muitas anotações do autor a explicar o porquê das coisas.

A sinopse faz parecer que é logo nos primeiros capítulos que a Rachel descobre que o Nick é herdeiro da fortuna dos Young, o que não é bem verdade; um dos pontos positivos deste livro é que tem POV de várias pessoas e assim se conhecem os membros da família e o estilo de vida que levam, fazendo com que o enredo principal demore mais do que o previsto a desenrolar-se.

Este livro tem imensas personagens e não dá para as mencionar todas. É uma autêntica telenovela mexicana, com famílias cheias de falsidade e mulheres invejosas umas para as outras e desesperadas  querem dar o golpe do baú. A personagem que me apeguei mais depressa foi a Astridque, que é uma personagem secundária, mas que tem uma história que só por sim dava outro livro, e então andei super obcecada com os problemas dela e do marido (QUE EU SEMPRE SENTI QUE NÃO ANDAVA A FAZER NADA DE MAL MAS ATÉ CHEGUEI A DUVIDAR E AGORA ACABOU NUM IMPASSE WHAT). Como vêem eu estou bastante obcecada com estes dois, coisa que não estava nada à espera; a Astrid é a menina riquíssima super chique mas que na verdade tem um bom coração e não dá nas vistas com o intuito de se mostrar e o Michael é o gajo sexy que casou com ela mas que não quer o dinheiro dela para nada, só que isto não é assim tão linear e o facto de ambos terem um passado diferente que depois condiciona o futuro deles prendeu-me muito enquanto leitora. Gostava de ter visto o passado da Rachel e do Nick um pouco mais explorado, visto que são as personagens principais, e penso que foi à conta disso que demorei mais um pouco a afeiçoar-me a eles (mas adoro-os agora).

Como já disse, isto é uma autêntica novela: desde esquemas maquiavélicos para afastar os pombinhos a casamentos de 20 milhões de dólares (sim, leram bem), é tudo descrito com muito humor à mistura. O final tem um bocadinho mais de drama (típico das telenovelas) e seriedade, e acaba tudo numa forma mais a seco, só que como eu sei que há um segundo livro, não estou muito preocupada porque sei que aí vem mais desta gente maluca (vi algures na internet alguém dizer que o titulo deveria ser Crazy Bitch Asians, e parece-me que também não ficava nada mal).

PS - esta história conseguiu o que nenhuma outra foi capaz: por-me um "Dream Cast" na cabeça, não de todas as personagens, mas das minhas 6 favoritas. É que eu pus-me a ver coisas no tumblr e fui parar a dois posts (este e este) e ficaram-me ficou assim (o actor que me ficou na cabeça como Michael é o actor principal de um drama chinês que eu vi 15 minutos do primeiro episódio e agora está na minha wishlist - mas eu já não nem lembrava dele, só que fui ver a lista de trabalhos do homem e :O - e que na vida real casou este ano com a Angela Baby - não sei se alguém a conhece, ela é muito famosa na china - e tiveram um casamento de mais de 30 milhões. Quando descobri este enredo todo, o meu cérebro ia dando um nó):


Dennis Oh como Nick YoungNi Ni como Rachel Chu
  
Huang Xiao Ming como Michael TeoTang Wei como Astrid Leong

  
Wang Lee Hom como Colin KhooGrace Huang como Araminta Lee